SEJAM BEM-VINDOS AO MEU BLOG - ALDINÉIA RODRIGUES

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

terça-feira, 26 de maio de 2009

Tipos Textuais



Foi passado slides de algumas gravuras em data show, onde os cursistas visualizaram e escolheram uma delas para produção de texto narrativo. Também explicamos e exemplificamos os outros tipos textuais: Injuntivo, preditivo, descritivo, argumentativo/dissertativo. Aplicamos algumas atividades referentes como sugestões para a prática em sala de aula.

Leitura Objetiva, Inferencial e Avaliativa

Foi explicado a diferença de leitura objetiva, inferencial e avaliativa e exemplificado com gravura. Para entender melhor, os cursistas observavam a gravura e identificavam o que estava explícito, o que estava pressuposto nas entrelinhas, visão de mundo, experiências e o que estava subentendido, postura crítica e opiniões. Após exemplo, foi passado o vídeo acima para que visualizassem e fizessem as leituras das imagens. Após receberam cópia da letra em português, foi feito comentário e leituras objetiva, inferencial e avaliativa. O vídeo mostra que pela imprudência e irresponsabilidade de um rapaz alcoolizado, a família toda é desestruturada, pois perdem uma das filhas em um acidente trágico.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Orientação aos cursistas



Como em todo curso, surgem dúvidas. Se sabemos orientamos, mas se não temos certeza de algo, pesquisamos, buscamos informações e damos retorno a nossos colegas.

Atividades Práticas



Atividades que vivenciamos no curso em Treze Tílias estão sendo praticadas com nossos cursistas, só de uma maneira um pouco diferente. Sobre a classificação dos gêneros pedimos aos professores exemplos de gêneros literários e não-literários. Após foi dividido a turma em grupos onde cada um recebeu um envelope de cor diferente que continha diversos textos, tanto literário quanto não-literário. Primeiro eles tiveram que classificá-los e posteriormente escolher um deles e passar para o gênero contrário. Cada grupo apresentou. As produções forma maravilhosas!

Dedicação, esforço e muito trabalho.



Uma vez por semana planejamos o que trabalharemos na semana seguinte. Pauta, diâmica, teorias, vídeos relacionadaos aos assuntos trabalhados, atividades práticas, reflexões, exerícios das Tps. Somos muito esforçadas e dedicadas, por isso acredito que esse curso nos auxiliará muito na nossa prática diária em sala de aula.

Cursistas recebem informações sobre Marcuschi



A maioria dos professores cursistas, inclusive nós formadoras, acabamos a faculdade há algum tempo e não conhecíamos Marcuschi. Estamos estudando suas teorias, pesquisando, buscando informações, pois todas as TPs estão embasadas nessas teorias. Cada professor recebeu um texto sobre a biografia de Marcuschi e algumas de suas teorias. O mesmo texto e vídeo de Marcuschi falando um pouco da escrita e da oralidade foi passado em slides.

Dinâmica relacionada ao dia-a-dia em sala de aula



Todo encontro é iniciado com uma dinâmica que nos faz refletir sobre nossa prática diária, nossa profissão. Em duplas ou trios nossos colegas cursistas receberam uma folha em branco e foi solicitado que escrevessem frases agressivas, ofensivas, que causam desconforto, ouvidas com frequência em sala de aula pelos alunos e também pelos próprios colegas de trabalho. Após dentre todas, eles escolheram uma delas e escreveram de uma maneira mais suave. Os grupos leram as frases originais e as modificadas. Houve debate e reflexão sobre os frases como. Ex: "Dependendo da nota, eu boto fogo na escola". "Carniça de uma mulher do diabo". "Cala a boca". "Vai tomar no..." "Você não me manda,faço o que quero" ." Eu odeio vir na escola". "Aquela diaba". As vezes desanimamos diante de algumas situações, nos sentimos incapazes, mas como somos educadores e, a grande maioria trabalha nessa profissão com amor buscamos força para darmos continuidade e para orientarmos nossos alunos para o caminho do bem. O professor apaixonado é aquele que dá muito de si sem esperar nada em troca, educa, ensina o aluno a distinguir o certo do errado, orienta e tudo que faz é com amor.