Como em todo curso, surgem dúvidas. Se sabemos orientamos, mas se não temos certeza de algo, pesquisamos, buscamos informações e damos retorno a nossos colegas.
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Atividades Práticas
Atividades que vivenciamos no curso em Treze Tílias estão sendo praticadas com nossos cursistas, só de uma maneira um pouco diferente. Sobre a classificação dos gêneros pedimos aos professores exemplos de gêneros literários e não-literários. Após foi dividido a turma em grupos onde cada um recebeu um envelope de cor diferente que continha diversos textos, tanto literário quanto não-literário. Primeiro eles tiveram que classificá-los e posteriormente escolher um deles e passar para o gênero contrário. Cada grupo apresentou. As produções forma maravilhosas!
Dedicação, esforço e muito trabalho.
Uma vez por semana planejamos o que trabalharemos na semana seguinte. Pauta, diâmica, teorias, vídeos relacionadaos aos assuntos trabalhados, atividades práticas, reflexões, exerícios das Tps. Somos muito esforçadas e dedicadas, por isso acredito que esse curso nos auxiliará muito na nossa prática diária em sala de aula.
Cursistas recebem informações sobre Marcuschi
A maioria dos professores cursistas, inclusive nós formadoras, acabamos a faculdade há algum tempo e não conhecíamos Marcuschi. Estamos estudando suas teorias, pesquisando, buscando informações, pois todas as TPs estão embasadas nessas teorias. Cada professor recebeu um texto sobre a biografia de Marcuschi e algumas de suas teorias. O mesmo texto e vídeo de Marcuschi falando um pouco da escrita e da oralidade foi passado em slides.
Dinâmica relacionada ao dia-a-dia em sala de aula
Todo encontro é iniciado com uma dinâmica que nos faz refletir sobre nossa prática diária, nossa profissão. Em duplas ou trios nossos colegas cursistas receberam uma folha em branco e foi solicitado que escrevessem frases agressivas, ofensivas, que causam desconforto, ouvidas com frequência em sala de aula pelos alunos e também pelos próprios colegas de trabalho. Após dentre todas, eles escolheram uma delas e escreveram de uma maneira mais suave. Os grupos leram as frases originais e as modificadas. Houve debate e reflexão sobre os frases como. Ex: "Dependendo da nota, eu boto fogo na escola". "Carniça de uma mulher do diabo". "Cala a boca". "Vai tomar no..." "Você não me manda,faço o que quero" ." Eu odeio vir na escola". "Aquela diaba". As vezes desanimamos diante de algumas situações, nos sentimos incapazes, mas como somos educadores e, a grande maioria trabalha nessa profissão com amor buscamos força para darmos continuidade e para orientarmos nossos alunos para o caminho do bem. O professor apaixonado é aquele que dá muito de si sem esperar nada em troca, educa, ensina o aluno a distinguir o certo do errado, orienta e tudo que faz é com amor.
terça-feira, 21 de abril de 2009
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Dinâmica
Foi feito uma reflexão no início do curso. Passamos um vídeo sobre as crianças imitando os adultos. O objetivo foi verificar o quanto elas se espelham em nós pais e professores, o quanto é importante a nossa orientação e as nossas atitudes. Após, para encaminharmos a dinâmica dos três nós foi entregue para cada cursista um cartão e um bombom com o nome de cada um. Aleatoriamente chamávamos um por um para entregar o barbante e o cartão para formarem duplas. Demos um tempinho para que em duplas conversassem com um colega sobre as dificuldades encontradas desde o início da trajetória na educação.
Ornamentação
Início Curso Gestar II em CHapecó.
No dia 14/04/09 iniciou o curso Gestar II em Chapecó - Oeste de Santa Catarina. As expectativas eram tantas e a ansiedade de conhecer nossos cursistas também . Aos poucos foram chegando, sentando e aguardando o tão esperado curso. É um grupo muito legal. Estão fazendo esse curso porque acham que relamente é importante se capacitar, trocar idéias e adquirir novas experiências. A foto ao lado mostra alguns cursistas, eu e a nossa coordenadora.
sábado, 4 de abril de 2009
Comentário reflexivo sobre o Curso Gestar II
Quando recebi o convite para participar desse curso, não tinha noção do que se tratava. Minha coordenadora disse que eu teria maiores informações durante a semana de curso. Pensei que eu teria que repassar para todos meus colegas de escola de todas as disciplinas o que víssemos no curso em uma só etapa. Mas quando cheguei em Treze Tílias a relaidade era outra. Muitas dúvidas, ansiedade, pouco tempo para muitos assuntos e a notícia que deveremos orientar o curso durante o ano todo com os colegas da mesma área, de toda Gerência, a qual fazemos parte em nossa cidade. Foi preocupante! Poucos dias para retornar para nossa cidade, planejar, organizar horários nas escolas, preparar materiais para o curso, estudar e ainda trabalhar 40h/a. Provas, trabalhos, projetos, planejamentos de aula. É um grande e novo desafio! A nossa equipe de Língua Portuguesa está se reunindo toda terça-feira. Estamos um tanto apreensivas, mas acredito que tudo dará certo. Um abraço profª Tamar.
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)