SEJAM BEM-VINDOS AO MEU BLOG - ALDINÉIA RODRIGUES

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Dinâmica relacionada ao dia-a-dia em sala de aula



Todo encontro é iniciado com uma dinâmica que nos faz refletir sobre nossa prática diária, nossa profissão. Em duplas ou trios nossos colegas cursistas receberam uma folha em branco e foi solicitado que escrevessem frases agressivas, ofensivas, que causam desconforto, ouvidas com frequência em sala de aula pelos alunos e também pelos próprios colegas de trabalho. Após dentre todas, eles escolheram uma delas e escreveram de uma maneira mais suave. Os grupos leram as frases originais e as modificadas. Houve debate e reflexão sobre os frases como. Ex: "Dependendo da nota, eu boto fogo na escola". "Carniça de uma mulher do diabo". "Cala a boca". "Vai tomar no..." "Você não me manda,faço o que quero" ." Eu odeio vir na escola". "Aquela diaba". As vezes desanimamos diante de algumas situações, nos sentimos incapazes, mas como somos educadores e, a grande maioria trabalha nessa profissão com amor buscamos força para darmos continuidade e para orientarmos nossos alunos para o caminho do bem. O professor apaixonado é aquele que dá muito de si sem esperar nada em troca, educa, ensina o aluno a distinguir o certo do errado, orienta e tudo que faz é com amor.

2 comentários:

  1. Gostei muito deste trabalho.

    É preciso mapear os discursos geradores de violência em sala de aula, eles precisam ser trabalhados, nossos adolescentes precisam ser reorientados. A escola precisa fazer um trabalho de aproximação das famílias para discutir cuidadosamente a questão da violência em sala de aula e em vários espaços da socidade. Qual o limite tolerável de agressividade? Como canalizar essa agressividade para ações positivas? A escola não pode esconder suas mazelas no fundo do baú, é preciso unir esforços de outras àreas para que consigamos mudar esse quadro.

    Bjks..

    Tamar

    ResponderExcluir
  2. seria legal trabalhar outras formas de discutir um mesmo ponto de vista. Tome como exemplo o entrevero entre os ministros do Supremo: e faça a análise, em nenhum momento usou-se palavras de baixo calão, eles falaram coisas terríveis um para o outro, mas não baixaram o nível da conversa. Isso é importante que nosso aluno perceba, não é com gritos nem com ameças que ele irá se impor, é preciso saber o que está dizendo e assumir as responsabilidades por aquilo que se diz.

    Pense nisso numa atividade como essa, tem como explorar muita coisa

    Tamar

    ResponderExcluir