SEJAM BEM-VINDOS AO MEU BLOG - ALDINÉIA RODRIGUES

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Relatório II Oficina I

Trabalhamos as unidades 9 e 10 da TP3, explicando e exemplificando a parte teórica sobre Gêneros Textuais. Os professores sabiam diferenciar a maioria dos gêneros textuais, mas houve dúvidas sobre alguns textos ao fazerem as atividades práticas. Orientamos e esclarecemos a dúvidas que surgirma no decorrer da tarde.
Conforme solicitação do portfólio, os professores nos entregaram. Foi produzido o memorial da vida acadêmica de cada cursista.
Durante as produções individuais, os professores relembraram e refletiram o tempo em que eram alunos. Vários foram os títulos dados aos memoriais: Amo a Escola, Belas Recordações, A Importância da Alfabetização, Memórias, Inéditos e Dispersos, Eu e a Escola, Minha Escola Ontem e Hoje, Faz Bem Ler, Como Era Minha Escola, Mundo Estranho, Minha Vida de Leitor e Escritor, Contrapontos, Mi Recuerdos. Como disse Irene, uma das cursistas, a preocupação na época em que ela estudava era aprender o código alfabético, a compreensão da leitura era uma consequência.
Atualmente muitas são as angústias dos professores. Eles relatam o descaso dos alunos e da família para com os estudos e a escola, a indisciplina está cada vez mais acentuada, não há limites por parte de alguns alunos. Os professores estão desmotivados, pois preparam suas aulas, diversificam-as com frequência, mas o interesse por parte dos alunos é muito pouco.
A atividade de reescritura e reestruturação de texto foi positiva. Os alunos através de gravuras criaram uma história, onde um colega registrava o texto coletivo e, após, foi feito a reescritura junto com a turma. Muitas gírias e incoerência de frases foi observado. Ao revisar e reestruturar o mesmo, puderam analisar e corrigir os erros mais pertinentes.
Os trabalhos desenvolvidos nessas unidades foram: Biografia, Fábulas, atividades referentes aos gêneros textuais, Literatura de cordel, Provérbios e atividades relacionadas ao trabalho e concepção. As turmas contempladas foram do 5° ao 8° ano.
Pontos positivos de algumas turmas, foi enfrentar a timidez, expor suas idéias oralmente, colaborar na reestruturação e produção da referida atividade. Ponto negativo foi o pouco tempo para realizarem as atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário