SEJAM BEM-VINDOS AO MEU BLOG - ALDINÉIA RODRIGUES

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Relatório IV - Oficina III - Leitura e Processos de Escrita I



LETRAMENTO - é o uso social do que temos de conhecimento. São mecanismos de produções escrita e oral.
A partir dessa fala foi iniciado uma conversa com os cursistas do que eles entendiam por Letramento e Alfabetização. Percebeu-se que por parte de alguns, ainda não há clareza da diferença entre ambos. Mas, para outros, a diferença está bem clara. Conforme falou uma das cursistas: "Uma pessoa pode ser letrada e não alfabetizada". Os nossos pais na grande maioria são letrados, mas não tiveram a oportunidade de serem alfabetizados por diversos motivos. Um deles colocado pelo grupo, era ficar em casa para cuidar dos irmãos mais novos e fazer as tarefas de casa enquanto os pais trabalhavam na lavoura.
Na sequência, foi entregue para cada cursista o conceito dos tipos de leitura: Objetiva, Inferencial e Avaliativa. Eles nunca tinham ouvido falar sobre esse assunto, mas com explicação e exemplos entenderam e obteram um ótimo resultado nas atividades práticas. A seguir uma das atividades propostas para trabalhar os três tipos de leitura. Música Louco, do Simple Plan, a qual trabalha diversos assuntos em que a sociedade atual está inserida.
(Letra da música) Me diga o que há de errado com a sociedade quando todo lugar que olho eu vejo garotas jovens morrendo para estarem na TV. Elas não pararão até elas alcançarem seus sonhosPílulas dietéticas, cirurgiasFotos ''photoshopadas'' nas revistas Dizendo a elas como deveriam ser. Isso não faz sentido para mim[Refrão]Está todo mundo ficando louco? Alguém vai me salvar? Alguém pode me dizer o que está acontecendo? Me dizer o que está acontecendoSe você abrir os olhos você verá que algo está errado. Eu acho que as coisas não são mais como costumavam ser. Não há mais famílias normais, pais agem como inimigos fazendo as crianças se sentirem como se estivessem na 3ª Guerra Mundial. Ninguém se importa, ninguém está lá. Eu acho que estamos todos muito ocupados. Dinheiro é nossa primeira prioridadeIsso não faz sentido para mim[Refrão]Está todo mundo ficando louco?Alguém vai me salvar?Alguém pode me dizer o que está acontecendo?Me dizer o que está acontecendoSe você abrir os olhos você verá que algo está erradoEstá todo mundo ficando louco?Está todo mundo ficando louco?Me diga o que há de errado com a sociedade quando todo lugar que olho eu vejo caras ricos dirigindo grandes SUVs, enquanto crianças estão passando fome nas ruas. Ninguém se importa, ninguém gosta de dividir. Eu acho que a vida é injusta, está todo mundo ficando louco?Irá alguém me salvar?Alguém pode me dizer o que está acontecendo?Me dizer o que está acontecendo? Se você abrir os olhos você verá que algo algo está errado. Está todo mundo ficando louco?Alguém pode me dizer o que está acontecendo?Me dizer o que está acontecendo? Se você abrir os olhos você verá que algo está errado.
Atividade realizada pelos cursistas Alvanete, Eládio e Inelde. Leitura objetiva sobre a letra mencionada acima: A convivência familiar e a influência da mídia nos adolescentes. Inferencial: A falta de diálogo nos lares, o não conhecimento e a falta de interpretação que a mídia passa. Avaliativa: O individualismo na sociedade, a preocupação do ter e não do ser, não esquecer de viver a vida, dar valor para quem está próximo
da gente. Após realização das atividades, os professores se sentiram mais seguros, selecionaram diversos materiais e aplicaram em sala de aula. Os resultados foram positivos, após parte teórica e prática. Os alunos entenderam e fizeram diversas produções com gravuras, letras e clip de músicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário