Sintetisamos os tipos textuais. Alguns professores não tinham conhecimento do Preditivo e Injuntivo. Já haviam trabalhado, mas não usavam essa nomenclatura. Após orientações e atividades práticas, puderam compreendê-los e diferenciá-los.
As estratégias utilizadas em sala de aula foram diversas. Sobre a descrição, um grupo de alunos saiu da sala sob orientação do professor, cada um do grupo recebeu um objeto diferente e tiveram que descrevê-lo para os colegas, sem o objeto presente. Os colegas tentavam adivinhar sobre o que estavam falando. Na atividade narrativa, a turma foi dividida em pequenos grupos, onde cada um deles recebeu três palavras e tiveram que produzir um texto envolvendo todas elas. Os demais tipos textuais também foram trabalhados, explicados e exemplificados. Aquelas aulas tradicionais onde o professor atribuia um título e os alunos escreviam sobre ele, independente do tipo textual, foram substituídas por aulas mais dinâmicas e envolventes sem deixar de lado o conhecimento teórico.
Dessa forma o aluno precisa opinar, analisar, participar junto com o grupo e isso resulta numa troca de conhecimento e aprendizado muito maior.
As maiores dificuldades encontradas para fazer uma aula diferenciada foram as conversas paralelas, pois toda produção precisa de concentração, mas com o auxílio do professor orientador obteu-se um bom resultado. O que dificultou um pouco também, foi ter que encaixar em um texto, três palavras completamente diferentes uma da outra e que desse sequência à uma história coerente. Isso possibilitou a eles responsabilidade, atitude, dedicação, troca de conhecimento e liderança, vistos como pontos positivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário